DICAS PARA ABASTECER E POUPAR NAS BOMBAS DE COMBUSTÍVEL

Recebidas por email, estas dicas muito uteis

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos e deseja que
estes conselhos possam ser proveitosos, caso sejam seguidos com
seriedade.

1º.Truque: Encher o depósito pela manhã cedo.

Nessa altura a temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as
estações de serviço têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar
mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O
contrário se passa durante o dia, onde a temperatura do solo sobe, e
os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se encher o depósito
ao meio dia, à tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será
um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica
e a temperatura de um solo têm um papel muito importante. Onde eu
trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é
cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que
a cada litro vertido na cisterna do camião seja exacto.

2º Truque: Quando encher o depósito, não aperte a pistola no máximo.

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola de combustível, a
velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais
lento e poupará mais dinheiro. Ao abastecer mais lentamente, cria-se
menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num
volume mais eficaz. Todas as mangueiras abastecedoras devolvem o vapor
ao depósito de combustível. Se encherem o depósito apertando a pistola
no máximo, uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no
depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira de combustível
ao tanque da estação. Ao fazer-se isso consegue-se menos combustível
pelo mesmo dinheiro.

3º. Truque: Encher o depósito antes que este fique abaixo da metade.

Quanto mais combustível houver no depósito, menos ar há no mesmo. O
combustível evapora-se mais rapidamente do que se pensa. Os grandes
depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior,
mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a
evaporação no mínimo.

4º Truque: Não encher o depósito quando o posto estiver a ser
reabastecido e nem imediatamente depois.

Se chegar ao posto de serviço e vir um camião cisterna que está a
abastecer os tanques subterrâneos dessa estação de serviço (ou os
acaba de reabastecer) evite abastecer, nesse momento, se puder, nessa
estação. Ao fazê-lo, nos tanques nas estações de serviço o combustível
restante é remexido assim como os sedimentos depositados no fundo.
Desse modo, corre-se o risco de se estar a abastecer o depósito com
combustível sujo.


Quando encho o tanque com gasóleo para o aquecimento central, o mesmo
terá que ser desligado durante 3 horas, para que os sedimentos tenham
tempo de assentar no fundo do depósito, a fim de que não haja
entupimento do bico do queimador. Recomendação do próprio fornecedor
do gasóleo!!!

2 comentários:

manuel gouveia disse...

Essa da temperatura parece-me interessante. Com o aumento de temperatura obtemos menos octanas por litro... talvez.

João António disse...

Não há nada melhor que fazer o teste !