Pensamentos via email


Este é o pensamento político que temos  (em Portugal)  , está em todas:
Estádios de futebol, hoje às moscas,TGV,  novo aeroporto,nova ponte,auto-estradas onde bastavam estradas com bom piso, etc. etc.
 A quem na verdade serve tudo isto?
PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM
A QUEM VAI SERVIR O TGV ...
1.      AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,
2.      ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ...CLARO,
3.      AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...
OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS - ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS
POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !
Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossosAlfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista demorou cerca de cinco horas.Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.
 Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos
resultantes da substantiva criação de riqueza.
 A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte,nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.
 Percebe-se bem porque não construíram estádios de futebol desnecessários, constroem aeroportos em cima de pântanos, nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.
 O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos,
onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por
passageiro, competitivo com o transporte aéreo.
 É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que
fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas
extensões a países vizinhos).
 É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos.Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de
cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do
País.Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela
União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de
portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar
Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:
 - 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que
substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2
5 milhões de euros cada uma);
 - mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
 - mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros
cada um).
E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em  muitas
outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a
degradada rede viária secundária.
Cabe ao Governo reflectir.
Cabe à Oposição contrapor.

3 comentários:

Compadre Alentejano disse...

Este (des)governo acha que, para mostrar obra, nada melhor que fazer auto-estradas com portagem, em vez de vias rápidas, TGV em vez de bons comboios normais, estádios vazios, etc.,etc.
E,no entanto, continuamos a ter falta de boas escolas, hospitais, centros de saúde com médicos de família, etc.
Logo, votar Sócrates, NUNCA MAIS!
Compadre Alentejano

Kruzes Kanhoto disse...

Não contradiga o genialmente genial engenheiro Sócrates. Ainda o acusam de fazer uma campanha negra contra o ser mais perfeito que alguma vez pisou terras lusas...

Daniel Santos disse...

E cabe a nós apresentar o respectivo cartão vermelho.